Type at least 1 character to search

Dona Delcida Maxakali

New aproach

Lorem ipsum dolors sit amet, cons ectetur adipisci elit, sed do eiusmod tempor inc ididunt ut labores et dolore ercit ati on ull amco laboris nisi ut aliqui. Dui aute irur tu dolo end erit in volup tate velit ese.

Quem é

Mestre dos cantos, histórias e da arte da embaúba, Dona Delcida é mãe de Isael Maxakali e uma das principais anciãs da Aldeia-Escola-Floresta Hãmkaim. Nascida em Mikax Kaka, uma das aldeias mais antigas da Terra Indígena Maxakali, no Pradinho, Delcida guarda na memória a história dos deslocamentos dos seus ancestrais pelo território, preservada em seus cantos e contos. Durante anos viveu na reserva de Aldeia Verde enfrentando enormes dificuldades para o acesso à água. Apesar da idade avançada, foi uma das principais lideranças a decidir pela saída do território, em Julho de 2020. Hoje, compartilha o sonho de criar a Aldeia-Escola-Floresta, um espaço de preservação do patrimônio cultural e conservação ambiental do território Maxakali.