Type at least 1 character to search

Alexandre Maxakali

New aproach

Lorem ipsum dolors sit amet, cons ectetur adipisci elit, sed do eiusmod tempor inc ididunt ut labores et dolore ercit ati on ull amco laboris nisi ut aliqui. Dui aute irur tu dolo end erit in volup tate velit ese.

Quem é

É o mais velho pajé da Aldeia-Escola-Floresta. Nasceu em Água Boa (Santa Helena de Minas-MG), filho de Mikael Maxakali, um dos nomes mais importantes da resistência de seu povo na defesa do território. Durante a Ditadura Militar, foi recrutado pela Guarda Rural Indígena (GRIN), através do Capitão Manoel dos Santos Pinheiro. No filme Grin (2016) de Isael Maxakali e Roney Freitas, ele conta sobre aquele período de violências contra o seu povo. Totó é grande conhecedor dos cantos e histórias dos espíritos yãmīyxop e da diversidade da fauna e flora da Mata Atlântica, praticamente extinta hoje nos territórios Maxakali. Em 2021, em plena pandemia, acompanhou os sobrinhos e netos na busca por uma terra com água onde sonham criar a Aldeia-Escola-Floresta.